SOCATI é homenageada na Assembleia Legislativa de SC

Prezados colegas,

É com muita satisfação que compartilhamos com cada intensivista de Santa Catarina o reconhecimento do Poder Legislativo Catarinense ao importante papel exercido pela SOCATI na implantação do Protocolo de Manutenção do Potencial Doador de Múltiplos Órgãos. O diploma foi recebido durante Sessão Especial de homenagem ao Sistema Estadual de Transplantes no dia 26 de novembro de 2015.

 

A homenagem nos orgulha a todos por destacar o desempenho do SC Transplantes no cenário nacional, amplamente reconhecido como uma marca do nosso Estado.  A transformação havida nos últimos 10 anos é fruto de um brilhante trabalho coordenado incansavelmente pelo nosso colega intensivsita Joel de Andrade. Com sua rara habilidade de liderar, inspirar e contagiar seus pares criou condições para a difusão do conhecimento entre os profissionais de terapia intensiva para melhor acolher as famílias dos doadores e melhorar o manejo clínico do potencial doador.

O pronto acolhimento dessas ideias pelos intensivistas de Santa Catarina tem papel fundamental na redução das recusas familiares à doação de órgãos e na diminuição de perdas de doadores por falhas de manejo. O resultado final é a liderança nacional em número de doadores de múltiplos órgãos (32,3 pmp), próximo às cifras de países com melhor desempenho mundial como Croácia (35 pmp), Espanha (35 pmp) e superior às taxas de Portugal (28,3 pmp) e Estados Unidos da América (25,9 pmp).  Sem dúvida, um desempenho que conta com a participação fundamental na qualidade do intensivismo praticado em nosso estado.

Diretoria SOCATI